terça-feira, 13 de julho de 2010

Entendendo o PROVFÉ (Projeto Voluntário de Férias)

Todo dia a partir de agora uma postagem sobre mais um Projeto Voluntário pela liderança e os próprios voluntários.
Acompanhe-nos!!

Criança em orientação
para escovação

Nessa primeira postagem vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes.


O que é?
Trata-se de uma ação da Organização Toca do Estudante no período de recesso, férias, de julho. Acontece todo ano em Monte Santo no Estado da Bahia em parceria com a Escola Pastor José Emílio Emerenciano e a Prefeitura Municipal. O objetivo é proporcionar à Escola Emerenciano bem como às Escolas do município nos povoados distantes da sede, oportunidades para: atendimentos em saúde, capacitação a professores, conversas com pais, palestras e atividades com jogos cooperativos aos alunos. Nessa ação a Toca do Estudante se junta a outra organização; o Sorrindo com Cristo, pioneira na região e catalisadora de profissionais na área da saúde, para a realização com êxito desse trabalho.


A quem se destina?
O foco principal da ação são crianças e adolescentes, em situação de pobreza, que são atendidas pela rede pública de ensino bem como pela Escola Pastor José Emílio Emerenciano. Pretendemos ajudar essa cidade no que tange ao seu bem mais precioso, seus filhos. Uma vez que, esse município é detentor de um dos menores índices de Desenvolvimento Infantil (IDI) do Brasil. Por isso uma ação conjunta com Pais, Professores, Funcionários e Poder Público. Muito já foi feito pelo Poder Público para mudar essa situação e alguns avanços já são sentidos. Queremos participar desse desenvolvimento como Sociedade Civil, sendo agentes de transformação.


Quem pode participar?
Essa ação está aberta à participação de qualquer pessoa interessada em usar suas habilidades profissionais, ou que estão em formação, para servir a outras pessoas nesse pedaço de nosso país tão carente. Por isso, recrutamos estudantes universitários e profissionais de diversas áreas.

O que esperar da Equipe?
Qualquer integrante da equipe poderá esperar cooperação de todos os demais, muito trabalho, ambiente acolhedor e estimulante. Ainda mais, será uma aventura poder visitar rincões de nosso país e ver a alegria e contentamento estampados nos rostos de todos aqueles com quem tivermos contato simplesmente por nossa presença lá. É gratificante!!

O que esperar da Liderança?
O voluntário pode esperar da Equipe de Liderança acertividade nas ações, coordenação integrada entre as diversas equipes para cada atividade e, acima de tudo, disposição em servir a cada um para que possa dar o melhor de si durante a realização das ações. Poderá ainda, esperar respaldo e apoio logístico para que o seu servir possa acontecer dentro de condições aceitáveis e seguras. Planejamento e embasamento técnico também são responsabilidades da Equipe de Liderança.

O que se espera de um Voluntário?
Como a própria palavra já diz: que seja alguém disposto a se entregar a determinado serviço ou ação sem esperar nada em troca. Que seja auto-motivado, líder de si mesmo, disposto a trabalhar em equipe, disposto a aceitar as orientações da liderança, disposto a aprender, que levante os recursos financeiros para o projeto e, acima de tudo, que aceite desafios dispondo-se, com alegria, a sair de sua zona de conforto. Saiba o voluntário que se ele , ou ela, assumir determinada responsabilidade deverá cumpri-la até o final. Constância e perseverança são qualidades importantíssimas em ações desse tipo.

Quanto tempo dura o PROVFÉ?
A preocupação da Organização Toca do Estudante não é realizar ações de impacto em determinada área apenas uma vez. Desejamos atuar por um período relativamente longo em cada projeto até que possamos vislumbrar alterações em razão de nossa atuação e parceria com a comunidade local. Em vista disso, desenvolvemos o seguinte lema que aprendemos de uma organização parceira na Argentina: Compromisso de longo prazo com ações de curto prazo. Sendo assim, atuaremos em determinada localidade até que os locais possam desenvolver trabalhos semelhantes em outras áreas e manter o que foi feito. Em média, a duração de cada projeto com equipes grandes, dura no máximo 10 dias de atuação intensa por ano e sempre em período de férias escolares. Durante o restante do ano continuamos a monitorar, dar suporte, arregimentar novos parceiros e planejar as ações para o ano seguinte.

Quero participar o que fazer?
Para fazer parte é super simples. Entre em nosso site e preencha o formulário de seu interesse. Logo entraremos em contato ou mande um email para voluntario@tocadoestudante.org pois, assim que possível responderemos.

Venha conosco!! Você vai gostar!!

Se quiser se tornar um parceiro mantenedor pode enviar a sua contribuição para:
Organização Toca do Estudante
Banco Bradesco
Agência 02855-0
Conta Corrente 10161-3
CNPJ 10.536.070/0001-12
Informe-nos pelo email:
adm@tocadoestudante.org

Organização Toca do Estudante
Rua Coronel Camisão, 185— Butantã
São Paulo — SP - Brasil
CEP - 05590-120
Telefax: 55 + 11+ 2359-4138
adm@todoestudante.org
www.tocadoestudante.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário